Filtros ativos:
Effacer les filtres
escolher Fechar
Fórum de aquariofilia

1050L para Discus

5 respostas
Você deve estar conectado para seguir ou participar desta discussão. Login
Alain
259 mensagens
alain fr


Olá,

 

Apresento-vos o meu aquário de Discus. (250x60x70 ou seja 1050L brutos)

 

1°) O AQUÁRIO: Tanque de 250X60X70 em vidro colado de 12mm, totalizando 1050L brutos, distribuídos da seguinte forma: 220X60X70 para a parte habitada, 30X60X70 para a filtração.

 

 2°) FILTRAÇÃO: 1 Bomba NEW-JET 2300, 2 bombas MAXI-JET 1200.

3°) AQUECIMENTO: 1 Cabo aquecedor de 15m (100W), 2 combinados de 300W.

4°) AERAÇÃO: 1 Bomba NEWAIR3 para um difusor RENACER 1X10. O ar é usado apenas durante um possível tratamento ou durante uma grande tempestade de verão (2 causas para a redução do nível de O2 dissolvido).

5°) ILUMINAÇÃO: 3 Lâmpadas HQL de 125W colocadas a 60cm da superfície (12H-23H), 2 néons ACTI-REEF de 30W + 1 de 36W (12H15-23H15), 1 néon AQUASTAR de 18W para a filtração (12H15-23H). Os ACTI-REEF podem surpreender, mas é a única maneira que encontrei para realçar os Discus e os Cardinalis. De facto, as lâmpadas HQL só destacam os verdes e os amarelos, e os peixes passavam despercebidos. O efeito dos ACTI-REEF permitiu destacar os azuis. O resultado é magnífico.

6°) O SUBSTRATO: 1 Camada de 4cm de DEPONIT (substrato nutritivo mineral de longa duração) coberto por 3cm de areia preta com granulometria de 2mm.

 7°) AS PLANTAS: 3 Aponogetons (1 boivinianus, 2 ulvaceus), 5 Echinodorus bleheri, 3 crinum calamistratum, Cryptocorynes (balansae, petchii), Alternanthera reineckii, Ludwigia mullertii, Sagittaria pusilla, Anubias berteri var. nana. Estas foram colocadas sobre a areia e enraizaram-se para se fixarem por conta própria.

8°) OS PEIXES: 14 Discus (Pigeon blood, turquoise bleu, snow, red leopard), 1 casal de escalares "meio-preto", 40 paracheirodon axelrodi, 20 pristella maxillaris (estavam lá antes dos discus e da subida da temperatura), 5 Crossocheilus siamensis, e o ancistrus (10 anos) 1 Farlowella acus.

9°) A ÁGUA: As plantas crescem e os peixes vivem numa água com: pH 6.0; NO2 0; NO3 15; GH 4°d; KH 2°d; temperatura 29 durante o dia e 28 à noite.

10°) O CO2: Garrafa de 2Kg de CO2, duplo manômetro redutor, eletroválvula com temporizador (13H-22H), espiral de difusão de 35cm.

11°) A MANUTENÇÃO: Troca de 180L a cada 10 dias (água osmotizada). Limpeza do filtro e troca de 2/3 do perlon a cada mês, bem como a lavagem das espumas. Os 2 sacos de cerâmicas são lavados alternadamente 1 vez por mês (cada um permanece ativo por 2 meses). Aspiração a cada 15 dias. Retirada das folhas mortas ou envelhecidas conforme necessário.

12°) ALIMENTAÇÃO: 13H: Artémias, vermelhos (Tyca) ou receita do chef 1 a 2 vezes por semana; 21H Flocos ou TetraPrima discus; Episodicamente guloseimas: Enquitréias ou vermes Grindal.

13°) O ADUBO: Escolhi o sistema Dennerle com PlantaGold7, E15FerActiv e V30 Complete.

 

 Aqui está um link do meu blog: http:/cab65.unblog.fr/livret-technique/ onde poderão ver um vídeo dos "bastidores" do aquário.

 

 Alain

 

 

 

Jean-Pierre
404 mensagens
jean-pierre fr

Boa noite Alain,

aquário muito bonito, bem plantado e povoado;

cuidado com os escalares, especialmente à noite quando está escuro, eles podem ser malvados pois já vi escalares matar gouramis (à noite) mas o aquário tinha 400 l..

Por que colocas água osmose pura? Quando eu usava aqui (Bretanha) eu sempre misturava com um pouco de água da torneira, mas não para discus.

Aquariofilicamente. 

Alain
259 mensagens
alain fr

Olá,

 

Para os escalares, não há problema algum. Eles estão aqui há 7 anos e medem 22cm de altura. É um casal. Eles não são agressivos e de qualquer forma, com os discus, eles não têm muito interesse em ser.

 

Quanto à água osmótica, estou utilizando pura no momento para atingir gradualmente os valores procurados, o que agora estou quase conseguindo. Comecei a usá-la há 5 meses, após comprar um osmose reversa.

Antes eu usava água de um poço que tinha pH 6,8, GH 8, KH 6. Os discus viviam bem ali, mas eu quis mantê-los em melhores condições.

 

Alain

Jean-Pierre
404 mensagens
jean-pierre fr

Olá,

obrigado pela sua resposta.

Aquariologicamente.

Jean-Pierre
404 mensagens
jean-pierre fr

Boa noite, Alain,

gostei das suas reflexões sobre aquariofilia no blog.

Aquariofilicamente.

Alain
259 mensagens
alain fr

Boa noite

..e obrigado!

 

Alain


Política de cookies
Pedimos a sua permissão para utilizar cookies ou ferramentas semelhantes para facilitar as suas compras no nosso site, para melhorar a sua experiência de utilizador, para entregar anúncios personalizados, e para fins estatísticos para compreender como os nossos clientes utilizam os nossos serviços. Os parceiros de confiança também utilizam estas ferramentas como parte da nossa exibição de anúncios. Pode alterar as suas preferências de cookies em qualquer altura, acedendo à sua conta..
Pedimos a sua permissão para utilizar cookies ou ferramentas semelhantes para facilitar as suas compras no nosso... Ler mais
Defina as suas escolhas Aceito
A aplicação Zoomalia Com a Family'z, ganhe +50 pts com cada encomenda e beneficie de notificações de acompanhamento de encomendas em tempo real
A aplicação Zoomalia Aumente o seu gatinho com a aplicação Zoomalia! +1000 pts por descarregar e +50 pts por cada encomenda.