Filtros ativos:
Effacer les filtres
escolher Fechar
Fórum de aquariofilia

algas pincel

8 respostas
Você deve estar conectado para seguir ou participar desta discussão. Login
christophe
12 mensagens
christophe fr


Olá,

Tenho um aquário de 250l montado há 14 meses, bem plantado (as plantas crescem muito bem) adição de CO2 durante o dia, fertilização com ferro uma vez por mês, iluminação de 10h por dia.

Notei há algumas semanas o desenvolvimento de pequenos "tufos" marrons na parede do filtro interno, assim como em algumas plantas do aquário (principalmente nas anubias, mas que se espalham para as cryptocorines, echinodorus)

Pelo que li, parece ser algas pincel, a aparição delas indica um desequilíbrio no aquário? Qual? Como me livrar delas?

Observação: Eu tive um grande problema com cianobactérias que reaparece de vez em quando, e que consigo conter usando Algexit da Easy life quando necessário (produto que me foi recomendado neste fórum e que é muito eficaz)

Alguém já teve esse problema com algas pincel?

Jean-Pierre
404 mensagens
jean-pierre fr

Olá Christophe,

para as cianobactérias, você também pode fazer uma prevenção como descrito na bula.

Quanto às algas pincel, é muito difícil se livrar delas, pode ser devido a um problema de iluminação, um excesso de alimentação uma vez, uma forte circulação de água no local onde crescem.

No entanto, elas fazem parte da vida aquática.

Para removê-las, elimine as partes das plantas afetadas, remova a causa no caso da circulação de água, retire-as manualmente; mas de maneira alguma use produtos químicos.

Aquariofilicamente.

christophe
12 mensagens
christophe fr

Olá Jean-Pierre,


 


Obrigado por ter respondido novamente.


Quanto aos cianos, segui os teus conselhos e estou fazendo um pequeno tratamento de manutenção. Eu paro de vez em quando, pois não acho que seja bom utilizar produtos continuamente.


Para as algas pincel, vou remover as partes das plantas afetadas, por enquanto há poucas, felizmente. No entanto, não posso ajustar o fluxo da bomba.


Troquei os tubos de iluminação há 3 meses, coloquei um tubo de 39w JBL solar ultra tropic e um JBL 39w solar ultra natur (segundo os conselhos do vendedor), espero que tenha sido uma boa escolha? Antes não havia algas pincel, é coincidência?


Tem um para o crescimento das plantas e outro para simular a luz do dia.


Vou seguir o teu conselho e não adicionar produtos contra essas algas pincel, pois lê-se de tudo e o seu oposto nos fóruns, e no fim não se sabe mais.


Muito obrigado


Aquariofilicamente


Jean-Pierre
404 mensagens
jean-pierre fr

Bonsoir Christophe,

pourquoi des 39 W., grande profondeur du bac ? Car sinon trop d'éclairage.

Sinon quand je fais du planté je mets des NTX (dominante rose), jamais de lumière du jour car dedans il y a le rayonnement bleu qui favorise la croissance des algues, quand à l'autre je ne connais pas.  

Aquariophilement.

Alain
259 mensagens
alain fr

Olá,



1°) A iluminação


A combinação de um tubo de 39w JBL solar ultra tropic e um JBL 39w solar ultra natur é ótima, pois eles se complementam idealmente para obter um espectro de luz favorável às plantas e aos peixes.


Depois, tudo depende das plantas que você tem, pois se as necessidades de lúmens são importantes para algumas, você pode precisar, eventualmente, adicionar outro tubo. No estado atual, você só tem 2x39W para 250L, o que dá uma relação de 1W/3,2L. A maioria das plantas prefere 1W/2L.


Teria sido preferível não trocar os tubos ao mesmo tempo, mas um após o outro, com pelo menos duas semanas de intervalo. De fato, quando trocamos os tubos, é frequentemente porque os antigos chegaram ao fim da eficácia e não produzem mais a qualidade de espectro necessária para serem úteis às plantas ou aos peixes.


Portanto, mudar integralmente uma iluminação "fraca" por uma nova pode desnaturalizar o equilíbrio do aquário, desequilíbrio que pode ser propício ao desenvolvimento de algas. Principalmente porque a temperatura de cor do 39w JBL solar ultra tropic é muito alta (9000K).


2°) As algas pincel se desenvolvem mais particularmente em plantas de crescimento lento (Anubias, Echinodorus ...) e mais facilmente em folhas velhas. Como diz corretamente Jean-Pierre_K, uma forte circulação é favorável a elas.


A solução de cortar as folhas afetadas e, eventualmente, eliminar as plantas mais infestadas é boa para combater as algas presentes. Mas eliminar os efeitos sem conhecer as causas não te protege de uma recorrência.


Um desequilíbrio entre a concentração de nitratos (NO3) e fosfatos (PO4) é a razão mais frequente para a presença de algas. O ideal seria ter uma relação de 10 unidades de NO3 para 1 unidade de PO4. Se a concentração de PO4 for muito baixa, as algas pincel encontram um ambiente ideal para crescer. Uma análise feita com testes de gotas revelará a relação NO3/PO4 da tua água. E poderás, se necessário, adicionar fosfatos na forma líquida como o Fosfo da Easy life, que na minha opinião, é o melhor atualmente.


Apenas análises podem revelar possíveis deficiências em fosfatos. Nada de dosagens ao acaso!! Cuidado para não sobredosar este produto.



Alain



Alain
259 mensagens
alain fr

Para explicar a temperatura de cor:


Ela é expressa em Kelvins. Essa medida indica se a cor do tubo é mais quente ou mais fria. Quanto menor ela for, mais quente é a cor do tubo, e quanto mais alta, mais fria é a cor do tubo.


A


A maioria dos tubos hortícolas tem uma temperatura de cor geralmente entre 3000 e 4000k. No entanto, um tubo com uma temperatura de cor assim não é necessariamente um tubo hortícola, e nem todos os tubos hortícolas têm essa temperatura de cor.


 


Alain

christophe
12 mensagens
christophe fr

Boa noite,

Primeiro para responder a Jean-Pierre, o meu aquário tem 52 cm de altura, não acho que seja muito profundo.

As plantas são bastante básicas: Anubias, Cryptocorynes, Echinodorus Limnophila, Heteranthera, Lagenandra, Alternanthera.

Obrigado Alain pelas tuas explicações preciosas e pela tabela que é muito didática. Agora entendo melhor. Então o JBL solar ultra tropic de 9000 k nem sequer aparece na tabela.

Dizes que a relação W/L é um pouco baixa, mas a galeria está planeada para dois tubos e não três, não sei se há tubos com uma potência mais elevada para um determinado comprimento de tubo. E Jean-Pierre K acha que tem luz demais! As plantas estão bonitas, se não fossem esses problemas de algas.

Os tubos devem ser trocados todos os anos? O vendedor disse-me que os que eu tenho, os JBL, podem durar dois anos.

É verdade que em termos de iluminação estou realmente perdido e confiei no vendedor que também me vendeu o aquário há um ano.

Portanto, vou seguir os vossos conselhos em relação às algas pincel, verificar os parâmetros da água, cortar as partes das plantas afetadas, e quanto à circulação da água não posso fazer muito, tenho uma bomba interna Bluwave 09, e não se pode ajustar o fluxo neste modelo (que acho forte).

Obrigado a ambos, manterei vocês informados.

Aquariofilicamente

Jean-Pierre
404 mensagens
jean-pierre fr

Olá Christophe,

a Bluwave 09 tem uma vazão de 1200 l/h, o que é bastante "demais" para um aquário de 250 l.; tente fazer algo para diminuir o fluxo ou substitua-a (sem querer mandar) pois ela não é apropriada.

Aquariofilicamente.

genevieve
161 mensagens
genevieve fr

Olá,

Acho que te aconselharam bem.

Se eu tenho algas uso este produto:

As algas desapareceram depois de 2 dias e os peixes nunca morreram ou qualquer coisa do tipo !!!

Boa sorte


Política de cookies
Pedimos a sua permissão para utilizar cookies ou ferramentas semelhantes para facilitar as suas compras no nosso site, para melhorar a sua experiência de utilizador, para entregar anúncios personalizados, e para fins estatísticos para compreender como os nossos clientes utilizam os nossos serviços. Os parceiros de confiança também utilizam estas ferramentas como parte da nossa exibição de anúncios. Pode alterar as suas preferências de cookies em qualquer altura, acedendo à sua conta..
Pedimos a sua permissão para utilizar cookies ou ferramentas semelhantes para facilitar as suas compras no nosso... Ler mais
Defina as suas escolhas Aceito
A aplicação Zoomalia Com a Family'z, ganhe +50 pts com cada encomenda e beneficie de notificações de acompanhamento de encomendas em tempo real
A aplicação Zoomalia Aumente o seu gatinho com a aplicação Zoomalia! +1000 pts por descarregar e +50 pts por cada encomenda.