Filtros ativos:
Effacer les filtres
escolher Fechar

Comportamento estranho da gata.

5 respostas
Você deve estar conectado para seguir ou participar desta discussão. Login
Pauline
4 mensagens
pauline fr
Olá a todos e todas, não sou uma frequentadora regular do fórum, mas recorro a vocês porque estou sem ideias, estou numa posição delicada e isso me deixa muito triste. Vou explicar, há cinco anos, minha gata Bibi deu à luz a Packy, uma gatinha bastante discreta e medrosa, mas ainda assim afetuosa. Essa adorável felina passou os anos comigo, mantendo sempre o mesmo temperamento, eu adotei uma gatinha abandonada, que eu chamei de Spud, e Packy a acolheu sob sua asa, enquanto Bibi, bem, a rejeitava um pouco, mas até aí nada de surpreendente, vocês diriam. Como eu vivia em um apartamento, eu não me apressei para esterilizá-las. No início de março eu castrei Packy, com cinco anos de idade, portanto. Ela voltou do veterinário e meu companheiro e eu notamos imediatamente que ela não era mais tão medrosa, estávamos felizes pois viver com medo enquanto está segura conosco não deveria ser agradável, mas ainda assim era surpreendente, brincávamos dizendo que ela precisava passar por uma experiência verdadeiramente traumática para perceber que nunca a tínhamos machucado. Não mencionei, mas Packy permaneceu muito próxima de sua mãe, Bibi, regularmente ela voltava a mamar e elas brincavam juntas. Exceto que uma semana atrás, Bibi e Packy estavam realmente muito estranhas, estavam exageradamente próximas uma da outra, deitavam-se praticamente uma em cima da outra, conforme uma se afastava, a outra miava, seguia, a procurava. Percebemos imediatamente que isso não era normal, mas como era "fofo" nos fazia rir mais do que qualquer outra coisa, até que Bibi se escondeu em uma caixa que meu homem fez, fixada na parede para os gatos e ele decidiu ir vê-la, quando Packy viu isso, ela começou a soprar e atacar meu homem, e quando Bibi saiu para ver o que estava acontecendo, Packy se atirou nela e a agrediu violentamente, enquanto Bibi só queria fugir. Nós vivemos em 45 m2, então nossa única solução era trancar Packy no banheiro, não pensamos imediatamente que o relacionamento delas nunca poderia se arrumar, era uma briga, um tanto violenta, mas esperávamos que fosse suficiente, exceto que Packy "caçava" literalmente Bibi. Tentamos fazer com que elas se encontrassem porque, mesmo agora, durante o confinamento, podemos nos dar ao luxo de garantir que elas não se cruzem, isso não será eterno e um dia teremos que passar tempo fora de casa, mas não adianta. Bibi está aterrorizada assim que ouve Packy miar. Com Spud tudo vai bem, mesmo nos momentos de crise, consegui pegar Packy sem ser atacada, o que é bastante raro quando um gato está furioso. Esse incidente aconteceu há uma semana e poderia ter parado por aí, e eu preferiria, pois não tenho vontade de me separar dos meus gatos, a menos que o bem-estar de um deles dependa disso. Então estou pensando em confiar Packy enquanto encontro outro lugar para morar, onde elas teriam seu próprio espaço definido. Mas eu conheço Packy e seu olhar não é mais o mesmo, ela repete se a afugentamos do nosso prato enquanto antes ela entendia e ia embora... Agora ela estava brincando de maneira um pouco violenta com Spud, eu intervim e ela me seguiu como se fosse agarrar minha perna, com olhos arregalados. Então eu a coloquei no banheiro. Mas isso me deixa realmente infeliz, vejo que a situação está piorando em vez de melhorar e tenho medo de não poder confiá-la ou mantê-la se ela se tornar "má"... Penso que deve ser dominação ou algo do tipo, mas está se tornando muito intenso. Nosso espaço de vida é muito pequeno para ter um animal que se torne incontrolável e, mesmo que eu perceba que ela pode ser perigosa, eu realmente gostaria que me separar dela fosse a última das soluções... Amo Pakcy, vi seu nascimento e sei que, no fundo, ela não é uma gata má... Não sei mais o que fazer. Se você já viveu algo assim. Um comportamento tão estranho em um gato tão discreto... Agradeço a todos que lerem este texto e tentarem me dar uma resposta. Há alguma esperança de que Packy volte a ser como antes, ou pelo menos, pacifista...? Desejo a todos um bom dia.
Pauline
4 mensagens
pauline fr
Omiti mencionar que, desde o incidente, Packy está "em alerta"; ela observa cada um de nossos movimentos como se quisesse ter o "controle" sobre o que acontece no apartamento, ao menor barulho ela coloca as orelhas para trás, esse comportamento realmente não é normal. No entanto, o resto do tempo ela ronrona quando recebe carinho, mas nós estamos cautelosos, ela deve sentir isso. Nós fazemos o possível para que ela seja sempre acarinhada com a esperança de que isso melhore e para não agravar ainda mais a situação...
julie
5 mensagens
julie fr
Olá Pauline, Mesmo que Packy tenha sido esterilizada há um mês, seus hormônios ainda estão um pouco ativos e, principalmente, desequilibrados, o que pode explicar seu comportamento. Eu não acho que separá-las sistematicamente seja benéfico, pelo contrário, isso causaria uma ruptura definitiva entre elas. Claro, eu entendo que, enquanto isso, Packy esteja agressiva. Vocês já verificaram se ela não está sofrendo fisicamente de algum mal? Ela tem sintomas físicos incomuns? Ao contrário, tente aproximá-las as duas ao mesmo tempo (com seu companheiro), dando a ambas um petisco ou carinho simultaneamente. Também é comum (pelo que observei com meus 75 gatos) que uma mãe rejeite fortemente um de seus filhotes que foi esterilizado ou castrado e que viva com ela, mas isso se acalma com o tempo e mesmo que a relação entre elas não seja mais tão intensa... Eu penso que, se não há nenhum problema físico... é preciso dar tempo... Tenha um bom dia. Julie
Pauline
4 mensagens
pauline fr
Obrigada Julie, pela sua resposta! Suspeitava que poderia ser por isso, mas como questionei uma veterinária a esse respeito e ela me disse que após a esterilização provavelmente não seria por isso, não investiguei mais essa hipótese. Fora isso, não percebi nenhuma dor na pequena Packy, acho que ela está bem de saúde, posso apalpar a sua cicatriz sem que ela reaja, pelo contrário, ela mostra a barriga para receber carinho e isso não parece incomodá-la. Suspeitava que seria necessário colocá-las frente a frente, o que levou à primeira tentativa, mas instintivamente a Bibi rosna e isso provoca o ódio da Packy que a ataca violentamente. Tenho vontade de tentar novamente, mas também tenho um pouco a sensação de que é brincar com as emoções da pequena Bibi, que já não ousa sair do quarto. Talvez com um pouco de patê elas reagissem de forma diferente, ou que a Bibi permitisse ser cheirada sem rosnar. De qualquer form, não há mil soluções. De qualquer maneira, estou grata por ter respondido tão rapidamente, eu os manterei informados sobre o progresso, talvez de fato ao se encontrarem somente em contextos positivos elas não associem mais o fato de se verem com violência, não tenho nada a perder, vou tentar! Obrigada de novo!
Pauline
4 mensagens
pauline fr
Quanto tempo você acha que é necessário para os hormônios de uma gata se estabilizarem?
julie
5 mensagens
julie fr
En effet mettez une assiette de pâté dans la pièce ou vous les laisserez toutes les deux toute seules, enfermées mais que vous surveillez bien sûr et attendez mais pas 5 minutes. Il faut leur laisser le temps de se renifler et de se retrouver. Cela ne se fera pas tout de suite. Recommencer plusieurs dans la journée. Julie

Política de cookies
Pedimos a sua permissão para utilizar cookies ou ferramentas semelhantes para facilitar as suas compras no nosso site, para melhorar a sua experiência de utilizador, para entregar anúncios personalizados, e para fins estatísticos para compreender como os nossos clientes utilizam os nossos serviços. Os parceiros de confiança também utilizam estas ferramentas como parte da nossa exibição de anúncios. Pode alterar as suas preferências de cookies em qualquer altura, acedendo à sua conta..
Pedimos a sua permissão para utilizar cookies ou ferramentas semelhantes para facilitar as suas compras no nosso... Ler mais
Defina as suas escolhas Aceito
A aplicação Zoomalia Com a Family'z, ganhe +50 pts com cada encomenda e beneficie de notificações de acompanhamento de encomendas em tempo real
A aplicação Zoomalia Aumente o seu gatinho com a aplicação Zoomalia! +1000 pts por descarregar e +50 pts por cada encomenda.