Filtros ativos:
Effacer les filtres
escolher Fechar
Fórum de aquariofilia

pequena questão, grande interrogação

5 respostas
Você deve estar conectado para seguir ou participar desta discussão. Login
franck
233 mensagens
franck fr


oi todo mundo

hoje um cliente me ofereceu uma caixa de teste para a água do meu aquário

ph kh gk no2 no3 então eu chego em casa todo orgulhoso para desembalar a caixa toda nova...

aqui estão os resultados que me parecem bastante estranhos

ph: 7.5.0

kh:7 gotas até a cor mudar

gh:6 gotas até a cor mudar

No2: cerca de 0.25mg/l talvez menos

No3: entre 50e100mg/l

não entendo como NO2 é quase nulo enquanto NO3 é muito alto

obrigado pela sua resposta

Jean-Pierre
404 mensagens
jean-pierre fr

Olá Franck,

os nitratos (NO3) e os nitritos (NO2) não estão relacionados.

Os nitritos representam o pico de "veneno" (vulgarmente falando) que ocorre quando se inicia um aquário após aproximadamente 3 semanas, então é uma sorte que você não os tenha (mesmo para nós, são perigosos).

Quanto aos nitratos, são poluentes (trazidos pela água da torneira (se você tem mais de 50 mg, teoricamente ela não é própria para consumo), excesso de comida, desequilíbrio do aquário, etc...). Você testou a água da torneira, por acaso?

Verifique também a data de validade da caixa.

Pessoalmente, eu uso as tiras de teste (7 testes) da Tétra para água doce quando não estou criando peixes, onde há parâmetros mais específicos a serem verificados (teste por caixa).

Se você quiser mais respostas ou mais detalhadas, posso me aprofundar nos meus livros de aquariofilia.

Boa sorte e bom início.

Aqua-abraços.

franck
233 mensagens
franck fr

salut Jean-Pierre

je ne savais pas qu'il y avait une date de péremption sur les tests je vais vérifié tout ca et si c'est périmé je vais refaire mes test avec des test neuf.

pourrai tu m'expliquer pour les test GH et KH car pour etre honnête je l'ai jamais fais depuis que j'ai commencé l'aquariophilie. (pas bien je sais).

pour etre totalment honnête comme je fait mes changement d'eau toutes les semaines j'ai jamais vraiment fais de test je trouvai ca inutile vu que mon eau ete changé toutes les semaine mais maintenant je vais m'y mettre

Jean-Pierre
404 mensagens
jean-pierre fr

Boa noite Franck,

o KH e o GH correspondem à dureza da água.

O KH é a dureza carbonatada da água, expressa em °d (unidade alemã); em português isso se refere ao TAC (existe uma fórmula de conversão); quanto mais "dura" a água, maior é o KH (água calcária p. ex.).

O GH (também em alemão) corresponde à dureza total da água; isto é, à concentração de íons carbonatados e íons de magnésio; o GH é sempre maior que o KH.

Sabe, essas são medidas importantes em água salgada, para água doce enquanto não temos valores muito altos '(água muito calcária, e nesse caso a diluímos com água osmada) ou que queremos fazer criação (nessa situação devemos aproximar os valores dos da natureza), é principalmente necessário monitorar o pH, nitritos (0) e nitratos.

Espero ter ajudado. Para mais detalhes, preciso mergulhar nos meus documentos.

Até breve.

Aquariofilicamente. 

franck
233 mensagens
franck fr

olá amigos

acabei de voltar de férias e para meu grande desgosto o meu aquário está cheio de algas verdes filamentosas.

eu testei a minha água

ph:8.5

no2:0

no3:0.5

kh:2 gotas

gh:2 gotas

como o meu ph mudou em 10 dias e de onde vêm essas malditas algas feias.

como fazer para baixar o meu ph para 6, porque para o meu amazônico é bem melhor e principalmente como eliminar essas algas

agradeço pela resposta

Jean-Pierre
404 mensagens
jean-pierre fr

Boa noite Franck,

estás certo do valor dos nitratos?

Senão, troca metade do volume, depois novamente a 1/2, e depois 10%.

Refaz os testes de água da torneira e do aquário após cada mudança.

Essas algas filamentares podem vir realmente de um desequilíbrio da água ou de uma iluminação ruim (direta ou indireta)?

Caso contrário, para as erradicar não há nada como o método do lápis que enrolamos pois não sou a favor de química (somente como último recurso).

Aquariofilicamente.


Política de cookies
Pedimos a sua permissão para utilizar cookies ou ferramentas semelhantes para facilitar as suas compras no nosso site, para melhorar a sua experiência de utilizador, para entregar anúncios personalizados, e para fins estatísticos para compreender como os nossos clientes utilizam os nossos serviços. Os parceiros de confiança também utilizam estas ferramentas como parte da nossa exibição de anúncios. Pode alterar as suas preferências de cookies em qualquer altura, acedendo à sua conta..
Pedimos a sua permissão para utilizar cookies ou ferramentas semelhantes para facilitar as suas compras no nosso... Ler mais
Defina as suas escolhas Aceito
A aplicação Zoomalia Com a Family'z, ganhe +50 pts com cada encomenda e beneficie de notificações de acompanhamento de encomendas em tempo real
A aplicação Zoomalia Aumente o seu gatinho com a aplicação Zoomalia! +1000 pts por descarregar e +50 pts por cada encomenda.