Filtros ativos:
Effacer les filtres
escolher Fechar
Fórum de aquariofilia

Questões: cuidando do aquário

16 respostas
Você deve estar conectado para seguir ou participar desta discussão. Login
genevieve
161 mensagens
genevieve fr


Olá,

Eu tenho uma pergunta:

Quando devo realizar as trocas de água do meu aquário de 30l habitado por um betta macho

e quando devo fazer a troca de água do meu aquário de 54l habitado por 6 barbos cereja, 1 colisa fêmea e 6 corydoras?

Até agora faço isso a cada 15 dias para os dois, mas alguns dizem 1 semana, outros 15 dias, outros 1 mês

Não uso produtos como easybalance da tetra!

Após o tratamento do 54l, meus corydoras precisaram de um auxílio e eu comprei vitaminas da tetra (tetravital) para eles, mas devo continuar a usar já que na bula é recomendado fazer isso a cada troca de água.

 

2ª pergunta:

Os barbos cereja e corydoras poderão se reproduzir ou isso será difícil?

 

3ª pergunta:

No meu 30l com betta, eu tinha argilas cerâmicas para bactérias, mas após um tratamento que destrói as bactérias, tive que jogar fora essas argilas enquanto o carvão ativa, encomendei suportes bacterianos, mas não encontrando mais no mercado as argilas cerâmicas, peguei isso: https://www.zoomalia.com/animalerie/micromec-mini-billes-pour-filtre-cristalprofi-i60-i80-i100-i200-p-6374.html

Isso funcionará da mesma maneira? Para evitar o pico de nitrito etc, comprei bactérias vivas, então o aquário será reiniciado como novo!

 

4ª pergunta:

No meu 54l habitado por 6 barbos cereja, 6 corydoras panda, 1 colisa fêmea, é possível adicionar camarões (red cherry de preferência)?

Se sim, adicionarei todo o material necessário para elas (tubos, musgo de Java, etc.)

Se não, eu entenderia perfeitamente!

 

Obrigado

 

Alain
259 mensagens
alain fr

Olá,

 

1°) As mudanças de água servem para reintroduzir oligoelementos e sais minerais que são indispensáveis às plantas e aos peixes. Esses nutrientes são consumidos nos 3 a 4 dias seguintes à mudança.

Eles também ajudam a evitar parâmetros extremos (pH, GH, NO2, NO3...) que são mais frequentemente devidos ao envelhecimento significativo da água e à ação dos diferentes detritos orgânicos vegetais e animais que provocam facilmente elevações de nitratos e nitritos.

Então, é recomendado fazer uma mudança semanal de 10 a 15% do volume do aquário.

 

2°) Para reproduzir os Puntius titteya, deve-se isolar um casal em um tanque cheio de plantas densas e/ou musgos e retirá-los uma vez que a desova seja liberada e fecundada, pois tanto a fêmea quanto o macho comem os ovos. É evidente que em um aquário comunitário, os ovos serão rapidamente devorados.

Para os corydoras, a presença dos Titteya é um obstáculo para a preservação dos ovos.

 

3°) Estas pérolas são bastante porosas para abrigar corretamente uma colônia de bactérias. Portanto, está OK.

 

4°) As camarões são animais que trocam a pele para crescer. Enquanto a nova carapaça endurece, eles são vulneráveis e os peixes podem comer alguns deles.

Portanto, é necessário colocar uma grande quantidade de Vesicularia dubyana (Musgo de Java) para que possam se esconder. Também é preciso tentar retirar as exúvias (mudas), pois os peixes que as provaram podem se habituar e principalmente gostar delas, correndo o risco de confundir as mudas com os camarões vivos.

 

Alain

 

genevieve
161 mensagens
genevieve fr

olá,

Obrigado pelas tuas respostas precisas.

Então, para a reprodução deste peixe, não pode ser feita sozinha (sem que eu faça algo).

As mudas de pele são visíveis ou não?

Vou encomendar então musgo de Java e bolas de algas. E eu vi tubos especiais para camarões, vou ver isso.

Uma pergunta, os camarões podem ficar 1 semana sem musgo de Java, mas apenas com esconderijos e bolas de algas?

8 red cherry é bom?

Obrigado

Alain
259 mensagens
alain fr

1°) Sobre a Aegagropila linnaei (Ex Cladophora aegagropila).

São algas filamentosas que, se gostarem do teu aquário, vão se reproduzir muito rápido ao soltar esporos e podem colonizar teu tanque.

Nas lojas de aquariofilia, o argumento principal de venda é que seria uma grande consumidora de nitratos. Claro que ela consome, já que é uma alga, mas não mais do que plantas de crescimento rápido como a Limnophila sessiflora, o Myriophyllum, a Egeria densa ou ainda a Cabomba aquatica.

2°) Os tubos Crusta Tubes são muito bons.

Podes envolvê-los com Riccia fluitans, musgo de Java ou Cladophora (se escolheste comprá-los) para torná-los mais discretos. O melhor é fixá-los com linha de pesca.

 

3°) Se as camarões podem se esconder, não há, em princípio, nenhum problema. Ainda assim, o ideal seria comprar musgo de Java. Esse musgo é quase indispensável para conseguir uma boa manutenção e eventualmente a reprodução dos camarões.

8 camarões é o mínimo para começar. Deve haver pelo menos 2 ou 3 machos.

 

Alain

genevieve
161 mensagens
genevieve fr

De acordo, eu tenho no meu aquário de 30l e acho isso especialmente muito bonito, e vi que os camarões gostam disso por isso.


Sim, são esses tubos que eu estava falando! Qual tamanho seria necessário? O mínimo?


Sim, eu comprarei musgo de java mas até que chegue... 100% de certeza que haverá!


Eu irei prendê-lo nesses tubos e em um tipo de vaso quebrado (especial para aquários) que serve de esconderijo para os corydoras e para o colisa (os barbos nunca vão lá)


8 pois tenho medo de ficar rapidamente superpovoado se eles se reproduzirem rápido....


Como reconhecer os machos e as fêmeas?


Alain
259 mensagens
alain fr

Além de serem geralmente maiores que os machos, elas são reconhecíveis pela mancha amarela na parte de trás da cabeça quando maduras, que na verdade são os ovários.

Pode haver, no aquário de venda, fêmeas grávidas (os ovos estão sob o abdômen, entre os pleópodes).

 

Os tubos com os menores diâmetros são os mais seguros para se esconder e sobretudo para evitar que os peixes mais volumosos possam se introduzir neles.

 

Alain

genevieve
161 mensagens
genevieve fr

boa noite,

muito obrigado pelas informações, a musgo de Java estará no aquário no final da próxima semana.

Amanhã vou dar uma olhada nas camarões.

muito obrigado

 

Há outras camarões fáceis de adicionar em um aquário de 54 litros?

Mesmo que as red cherry sejam muito bonitas, nunca se sabe!

Alain
259 mensagens
alain fr

É melhor não misturar camarões do mesmo gênero.


Por exemplo, entre as Neocaridina, se misturarmos as espécies (Red cherry, Green, Yellow, White pearl, Amber pearl e Blue pearl), elas vão se reproduzir e os camarões nascidos de casais diferentes não são particularmente bonitos e, com o tempo, perdem as cores. O resultado é uma população completamente incolor após algumas gerações.


 


Por outro lado, você pode misturar diferentes gêneros, como Neocaridina (Red cherry) e Caridina Cantonensis bee (crystal red);


Não há risco de hibridização.


 


Você deveria dar uma olhada no site sobre camarões: "les-crevettes.com". Lá você encontra todas as fichas dos camarões que podem te interessar.


 


 


 


Alain


genevieve
161 mensagens
genevieve fr
<left>Je n'avais pas l'intention de les mélanger car je pensais que cela été comme les corydoras cela les stressé. Mais c'est bon à savoir !</left><left>Elles sont rigolotes elles aussi, je verrais la disponibilité en magasin.</left><left>D'accord merci pour ce site et les réponses rapides ! merci beaucoup :)</left>
genevieve
161 mensagens
genevieve fr

merci encore pour tes conseils !

L'utilisation d'un kit Co2 est nécessaire car je possède des plantes qui en ont besoin et elles poussent très bien !

À quoi cela sert-il ?

Jean-Pierre
404 mensagens
jean-pierre fr

Olá A.P.,


cuidado com a utilização de CO2, deve-se ter uma gestão por "computador de controle" que monitora o pH da água.


O CO2 por princípio vai acidificar a água.


Os fertilizantes utilizáveis para as plantas são claramente suficientes, assim como uma boa iluminação (correspondente às necessidades das plantas).


Aquariofilicamente.


genevieve
161 mensagens
genevieve fr

Nossa, de qualquer forma eu não pegaria, não tinha muita intenção de fazer isso porque minhas plantas estão crescendo muito bem, obrigado!


Será que o fertilizante líquido da Tetra é bom?


Alain
259 mensagens
alain fr

Olá,


 


Em um aquário plantado, o CO2 é muito bem tolerado pelos camarões. No entanto, visto que você também tem Titteya e um colisa, não é necessário baixar demais o pH da água.


Os sistemas de difusão de CO2 nem sempre estão equipados com um programador para dosar a quantidade útil para o volume de um aquário plantado.


Aqui está uma fórmula que permite conhecer o número de bolhas de CO2 que se deve enviar a cada minuto para o aquário.


Número de bolhas por minuto = (Volume do aquário x KH da água em°d) / 50



A presença de camarões é um problema para a escolha de fertilizantes e eventuais medicamentos. De fato, como são invertebrados, eles não toleram a presença de cobre nestes produtos e, na maioria das vezes, isso resulta em morte.


Os anti-algas contêm muito frequentemente cobre (Cu) ou sulfatos de cobre (CuSO4) em sua composição.


Portanto, é preciso ter cuidado para usar apenas produtos livres de cobre.


 


Alain


genevieve
161 mensagens
genevieve fr
<left>Olá,</left><left>Obrigado pelas suas respostas.</left><left>Não, mas as plantas estão crescendo bem e se houver Cu eu mudarei o fertilizante.</left><left>Não sei se existe Cu no meu fertilizante, então antes de comprar os camarões, vou fazer um teste na água. É mais sensato.</left><left>Caso haja Cu, como posso remover o Cu da água do aquário?</left><left>Obrigado</left>
Alain
259 mensagens
alain fr

1°) O cobre, se estiver presente na água, só pode vir das tubulações domésticas. Esse metal foi amplamente utilizado em encanamentos para substituir o chumbo, considerado muito tóxico (caso de saturnismo).


Hoje em dia, usam-se tubulações de PVC que são ideais pela sua neutralidade.


Dito isso, as tubulações de cobre não impedem a aquariofilia com vertebrados mas podem apresentar um pequeno problema com invertebrados sensíveis como camarões ou lagostins se a concentração for elevada.


 


2°) O sulfato de cobre é o resultado de uma manipulação química intencional e, portanto, não está presente naturalmente na água.


 


Eliminar a presença do cobre na água é possível por osmose, troca iônica ou destilação.


Para a muda, os camarões precisam de carbonato de cálcio, então é delicado usar água osmotizada em grande quantidade.


 


Portanto, para um aquário de pequeno volume, é preferível fazer as trocas de água com:


- água de fonte (não usar água mineral),


- com água da torneira se ela estiver isenta de presença de cobre ou sulfato de cobre ou contiver apenas vestígios insignificantes.


 


Alain


genevieve
161 mensagens
genevieve fr

Olá,


Obrigado pelas respostas.


Meu condicionador de água neutraliza os metais, então se ele estiver fazendo seu trabalho não deveria ter problemas. Fui ver as camarões e tinham Red Cherry, não peguei porque não tinha mais teste de cobre na loja, então peguei os tubos (os menores) e uma bola, e vou pegar os camarões quando receber o musgo de java e quando fizer o teste.


 


Comprei estes tubos, no formato mais pequeno: https://www.zoomalia.com/animalerie/nano-decor-crusta-tubes-p-15429-c-932.html


 


Mas os camarões conseguirão entrar neles sem ficarem muito apertados?


Mas é razoável colocar camarões considerando que não haverá superpopulação?  Pois não quero cometer nenhum erro...


genevieve
161 mensagens
genevieve fr

voir page 1


Política de cookies
Pedimos a sua permissão para utilizar cookies ou ferramentas semelhantes para facilitar as suas compras no nosso site, para melhorar a sua experiência de utilizador, para entregar anúncios personalizados, e para fins estatísticos para compreender como os nossos clientes utilizam os nossos serviços. Os parceiros de confiança também utilizam estas ferramentas como parte da nossa exibição de anúncios. Pode alterar as suas preferências de cookies em qualquer altura, acedendo à sua conta..
Pedimos a sua permissão para utilizar cookies ou ferramentas semelhantes para facilitar as suas compras no nosso... Ler mais
Defina as suas escolhas Aceito
A aplicação Zoomalia Com a Family'z, ganhe +50 pts com cada encomenda e beneficie de notificações de acompanhamento de encomendas em tempo real
A aplicação Zoomalia Aumente o seu gatinho com a aplicação Zoomalia! +1000 pts por descarregar e +50 pts por cada encomenda.